NOTÍCIAS

Esta obra emergiu da implementação de um projeto de intervenção em Saúde Escolar (DARE+: Diabetes+ Apoio pelos Responsáveis Escolares), desenvolvido com a finalidade de promover a segurança e integração do aluno com diabetes tipo 1.

Enquadra-se na necessidade de existir um documento que compile a literatura mais importante para apoiar a intervenção das equipas de saúde escolar que atuam em escolas/centros educativos com alunos com Diabetes Mellitus tipo 1.

A Diabetes Mellitus tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns na infância e os casos entre as crianças estão a aumentar em todo o mundo, sendo atualmente afetadas mais de meio milhão de crianças até aos 14 anos. Considera-se que os técnicos das equipas de saúde escolar são profissionais preparados para apoiar o desenvolvimento do processo de promoção da saúde em meio escolar, partilhando e construindo saberes e criando condições para a adoção de estilos de vida promotores de saúde. Abraçamos o desafio da saúde positiva para todos, da escola inclusiva e consideramos que todas as crianças e jovens têm direito à saúde e à educação e devem ter a oportunidade de frequentar uma escola que promova a sua saúde e o bem-estar. Com esta visão, este guia pretende ser uma ferramenta para a intervenção em saúde escolar, com foco no apoio à gestão da diabetes tipo 1.

Nota: O ebook é gratuito e encontra-se disponível em: http://www.bubok.pt/livros/10675/Guia-Orientador-A-crianca-e-Jovem-com-Diabetes-tipo-1-em-contexto-escolar. Para que lhe seja enviado basta introduzir o e-mail para a receção do mesmo no link: http://www.bubok.pt/downloads/download_gratis?book=MTA2NzUtMjAxNzA2MjMtMjEyNjQ1&tipo_portada=5