RIUIS

Titulo original Escala das Atitudes dos Estudantes de Enfermagem no Cuidar a Pessoa com Dor (EAEECPD)
Autores da versão original Kraus TM, Rodrigues M & Dixe (2006)
Autores da versão portuguesa e email de contacto Kraus TM, Rodrigues M & Dixe (2006)

Email de contacto – teresa.kraus@ipleiria.pt

Condição de saúde/objetivo Analisar as atitudes dos estudantes de Enfermagem no cuidar a pessoa com dor
População alvo Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
Dimensões F1 – Cuidar centrado na pessoa com dor; F2 – Pré-disposições displicento-redutoras; F3 – Pré-disposições terapêutico-curativas;

F4 – Apoio sócio-emocional

Itens 23 (EAEECPD-23)
Sistema de pontuação Escala de respostas tipo Likert em que cada item permite uma variação de respostas entre 1 e 5, sendo 1 a máxima discordância e 5 a máxima concordância, ou seja, a pontuação mais elevada traduza atitudes mais orientadas para o cuidar. Algumas proposições foram definidas em sentido inverso, nas quais a pontuação mais alta corresponde à máxima discordância e a mais baixa à máxima concordância., oscilando os valores entre 23 e 115
Tempo de preenchimento 10 m
Propriedades psicométricas Fidelidade do Instrumento:

Consistência interna da EAEECPD-23 (valores globais), para n=384:

Coeficiente Alfa de Cronbach Total (α): 0,8809

Coeficiente Spearman-Brown: 0,8494

Coeficiente Split-Half: 0,8413

Validade do Instrumento:

Resumo dos resultados da análise em componentes principais:

% total de variância explicada por fator: F1, 17,2%; F2, 13,8%; F3, 8,9% e F4, 7,3%

% total de variância explicada: 47,2%

KMO=0,902; Teste de Esfericidade de Bartlett = 2469,46; p<0,001

Modo de preenchimento Autopreenchimento
Principal referência bibliográfica Kraus, T; Rodrigues, M e Dixe, M (2007). Atitudes dos Estudantes de Enfermagem ao Cuidar a Pessoa com Dor:

Construção e Validação de uma Escala de Avaliação. Revista DOR: Volume 15, nº1, Permanyer Portugal, pp. 52-56.