Titulo original Edmonton Functional Assessment Tool
Autor(es) da versão original Kaasa, T.
Autor(es) da versão portuguesa Feliciano, D.; Capelas, M.L.& Dixe, M.A.

feliciano_diana@hotmail.com

Condição de saúde/objetivo Avaliar o nível funcional do doente
População alvo Doentes paliativos oncologicos
Dimensões Física

Psicológica/mental

Itens 11
Sistema de pontuação De 0 a 3 cada item, cujo somatório estará compreendido entre 0 e 30 (somatório apenas de 10 itens)

0-3 para o restante item

Propriedades psicométricas Kw >0,629 e kw ≤1,00 (p<0,001)

Α Cronbach(global)= 0,854

A validade concorrente estimada pela correlação das pontuações do EFAT-Pt com as pontuações da KPS foi r=-0,570 (p=0,000); com a PPS foi r=-0,755 (p=0,000) e com o EGOG foi r=0,663 (p=0,000).

Modo de preenchimento Observação
Tempo de preenchimento 15 minutos
Principais referências bibliográficas Feliciano D, Capelas ML, Dixe MA. Validação e Adaptação Transcultural do Instrumento Edmonton Functional Assessment Tool para a Língua Portuguesa  (Portugal). Dissertação de mestrado. Lisboa: Instituto de Ciências da Saúde na Universidade Católica Portuguesa; 2015.

Kaasa T, Loomis J, Gillis K, Bruera E, Hanson J. The Edmonton Functional Assessment Tool: Preliminary development and Evaluation for Use in Palliative Care. Journal of Pain and Symptom Management. 1997 Janeiro; 13.

Kaasa T, Wessel J. The Edmonton Functional Assessment Tool: Further Development and Validation for Use in Palliative Care. Journal of Palliative Care. 2001; 17: p. 5-11.

Kaasa T, Wessel J, Darrah J, Bruera E. Inter-rater reliability of formally trained and selftrained raters using the Edmonton Functional Assessment Tool. Palliative Medicine. 2000: p. 509-517.