Titulo original Holistic comfort questionnaire family
Autor(es) da versão original Novak, B., Kolcaba, K., Steiner, R., & Dowd, T.
Titulo da versão portuguesa Holistic Comfort Questionnaire – Caregiver – Versão Portuguesa (HCQ-C-PT)
Autor(es) da versão portuguesa Marques,R; Dixe, M; Querido, A
Condição de saúde/objetivo Avaliação do Conforto dos cuidadores
População alvo Cuidadores de Pessoas com Doença Crónica Avançada
Dimensões 1 – Alívio; 2 – Tranquilidade; 3 – Transcendência
Itens 19 itens
Sistema de pontuação Likert: 1 – 6
Propriedades psicométricas α=0,795

Três fatores que explicam 52,430% da variância total

KMO de 0,797; teste de esfericidade de Bartlett (2029,780; p<0,0001)

Modo de preenchimento Autopreenchimento
Tempo de preenchimento 3 minutos
Principais referências bibliográficas Novak, B., Kolcaba, K., Steiner, R., & Dowd, T. (2001). Measuring comfort in caregivers and patients during late end-of-life care. American Journal of Hospice and Palliative Medicine, 18 (3), pp. 170-180.

Matos, M. (2012). O conforto da família em cuidados paliativos: tradução e validação para a população portuguesa do Holistic Comfort Questionnaire (family). Dissertação de Mestrado. Porto: Universidade Católica Portuguesa.

Marques, R. (2014). A promoção da esperança nos cuidadores de Pessoas com doença crónica e avançada – Efetividade de um Programa de Promoção da Esperança no Conforto e na Qualidade de Vida. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa